VII Evento Porto.Data – 26 Maio 2015 – UPTEC

Realiza-se no dia 26 de Maio de 2015, o VII Encontro da comunidade Porto.Data, que tem como objectivo a partilha de experiências e conhecimento entre os profissionais e entusiastas de SQL Server no Porto. O evento vai ser realizado no auditório da UPTEC, pelas 18:40, sendo a entrada livre para todos os inscritos. Registo gratuito

Agenda:
18:45 – Abertura e recepção.
18:50 – Community News.
19:00 – "HDInsight: new tricks for the Azure Elephant"
           Filipe Coelho – Cloud Analytics Engineer
20:10 – Coffee break.
20:30– "SQL Server Replication – Use Case Scenarios”
            Nuno Gomes – Senior DBA\PO
21:30 – Fim do evento.
21:45 – Sorteio de prémios.
21:50 – Jantar livre.

FilipeC

Filipe Coelho, Doutorado em Engenharia Informática pela FEUP e MCSD Web Applications. Atualmente Engenheiro de Dados na Farfetch, é responsável pelo fluxo de informação  clickstream e  implementação de serviços de recomendação em larga-escala.

Nesta sessão será apresentado um overview sobre os serviços de “Big Data” disponíveis na cloud Microsoft Azure. Serão abordadas novas funcionalidades do HDInsight 3.2 como “Cluster scaling” (redimensionamento de clusters Hadoop) e “Hive on Tez” (queries interativas), bem como um caso de uso desta plataforma.

NRafaelNuno Gomes é actualmente PO na Farfetch, Foi Sénior DBA durante anos, Mestre em Sistemas de comunicações e Redes pela Universidade do Porto e Microsoft Certified Systems Engineer, trabalha com SQL  Server desde a versão 2005.

Nuno vai falar e demonstrar exemplos do uso da replicação em SQL Server, e como esta pode ser a solução de muitos problemas relacionados com performance; escalonamento  entre outros.