XI Evento Porto.Data – 30 Setembro 2015 | UPTEC
Realiza-se no dia 30 de Setembro de 2015, o XI Encontro da comunidade Porto.Data, que tem como objectivo a partilha de experiências e conhecimento entre os profissionais e entusiastas de SQL Server no Porto. O evento vai ser realizado no auditório da UPTEC, pelas 19:00, sendo a entrada livre para todos os inscritos. Não perca esta grande sessão com dois MVP’s de renome. Registo gratuito
Agenda
18:45 – Abertura e recepção. 18:50 – Community News. 19:00 – "Columnstore Indexes Revealed - Uncut & Unedited" Niko Neugebauer MVP - Oh22.net 20:10 – Coffee break. 20:30 – "Como processar documentos Flat Files (TXT, CSV, …) em BizTalk Server" Sandro Pereira MVP - DevScope 21:15 – Fim do evento. 21:20 – Sorteio de prémios. 21:30 – Jantar livre.
Niko Neugebauer trabalha actualmente na OH22, como consultor de Business Intelligence. É MVP (Microsoft Most Valuable Professional) SQL Server e tem mais de 15 anos de experiência. É fundador e líder da comunidade SQLPort, e speaker em eventos como PASS Summit, SQLRally Nordic & Amsterdam , SQLBits, SQLSaturdays, a sua enorme paixão pelo trabalho em comunidade fez com que fosse o primeiro organizador de um SQLSaturday fora dos Estados Unidos, a edição SQLSaturday#78.
Venha aprender a magia de Columnstore numa apresentação única e muito limitada. Em apenas 60 minutos aprende como tornar-se um especialista em Columnstore Indexes.
Ah sim, o Niko pode mostrar coisas que não constam nos blogs … 😉
Sandro Pereira é consultor na DevScope. O seu foco principal desde 2002 é Tecnologias de Integração onde vai usando .Net, BizTalk e SOAP / XML / XSLT. É um blogger ativo, MVP, membro e co-fundador do grupo BizTalkCrew.
Apesar de ao longo dos anos surgirem novos protocolos, formatos ou padrões: Web Services, WCF, RESTful services, XML, JSON entre outros. No entanto, um dos padrões mais antigos e comuns para a troca de mensagens, e que continua ainda a ser hoje em dia um dos padrões mais usados na integração de sistemas e/ou na comunicação com parceiros de negócio, é a utilização de arquivos texto (Flat Files) como: CSV (Comma Separated Values) ou TXT.
Embora ferramentas como Excel nos ajudem a interpretar um ficheiro destes (CSV), o processo é sempre interactivo e requer algumas dicas do utilizador para que o software consiga determinar onde separar os campos/colunas, bem como o tipo de dados de cada campo. Ora para um sistema de integração (Enterprise Application Integration) como o BizTalk Server, é preciso reduzir todas as ambiguidades, por forma a estas operações poderem ser efectuadas milhares de vezes com confiança e sem que seja necessário recorrer a um operador manual.
Nesta sessão vamos abordar, primeiro, como podemos facilmente efectuar uma integração do género File Transfer robusto em BizTalk Server. E em segundo, como é que o BizTalk Server processa Flat Files (CSV, TXT, …): Que tipos de flat files são suportados? Como é o processo de transformação de arquivos de texto (também chamados de Flat Files) em documentos XML (Transformação de sintaxe)? e onde essas transformações ocorrem, bem como na validação da informação neles contida.