XIV Evento Porto.Data – 15 Dezembro 2015 | UPTEC (Especial Natal)

Realiza-se no dia 15 de Dezembro de 2015, o XIV Encontro da comunidade Porto.Data, que tem como objectivo a partilha de experiências e conhecimento entre os profissionais e entusiastas de SQL Server no Porto. O evento vai ser realizado no auditório da UPTEC, pelas 19:00, sendo a entrada livre para todos os inscritos. Registo gratuito

Agenda

18:45 – Abertura e recepção.
18:50 – Community News.
19:15 – "Road to Database automation"
        Eduardo Piairo - DevOps Celfinet
20:15 – Jantar de Natal da comunidade Porto.Data
        Um jantar que visa reunir organizadores e oradores com as pessoas que acompanham
        mensalmente os eventos. O local é na Republica do Churrasco (Frente ao Hospital S.João) 
        pelas 20:15. 
ChristmasDinner Jantar aberto a quem pretender, o custo do jantar é suportado 
individualmente pela pessoa inscrita, a ementa é a descrição.
 A comunidade apenas reserva o seu lugar se fizer o registo através 
deste Formulário.

EduardoPiairoLicenciado em Eng. Eletrónica e Computadores, em Informática e Mestrado em Multimédia. Experiência na área do ensino regular e universitário. Atualmente sou Administrador de Bases de Dados e de Sistemas na empresa Celfinet. Divido o meu tempo entre a administração e otimização servidores SQL (e não só) e a implementação dos processos de CI (Continuous Integration) e CD (Continuous Delivery) ao nível da base de dados. Especial interesse em discutir conceitos como database version control, database refactoring, database testing, etc. Entusiasta do conceito DevOps, sempre pronto para aprender formas de automatizar processos.

A apresentação “Road to Database automation” aborda os desafios da inclusão das bases de dados no ALM (Application Lifecycle Management), o conjunto de processos que permitem esta inclusão designa-se por DLM (Database Lifecyle Management). O DLM é composto por 3 partes/fases principais: database source control, database continuous integration e database continuous delivery. Nesta sessão serão abordados os conceitos gerais do DLM e apresentadas algumas estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas na concretização da primeira fase: database source control.