XVI Evento Porto.Data – 16 Fevereiro 2016 | UPTEC
Realiza-se no dia 16 de Fevereiro de 2016, o XVI Encontro da comunidade Porto.Data, que tem como objectivo a partilha de experiências e conhecimento entre os profissionais e entusiastas de SQL Server no Porto. O evento vai ser realizado no auditório da UPTEC, pelas 19:00, sendo a entrada livre para todos os inscritos. Não perca esta sessão em que se vai trazer dois temas novos e excepcionais. Registo gratuito
Agenda
18:45 – Abertura e recepção.
18:50 – Community News.
19:00 – "How to use R in SQL Server 2016"
Bruno Ferreira - Data Research | Devscope
20:10 – Coffee break.
20:30 – "Introduction to In-Memory OLTP (Hekaton) in SQL Server 2016"
Ivan Campos - MCP; SQL DBA | Porto.Data Leader
21:15 – Fim do evento.
21:20 – Sorteio de prémios.
21:30 – Jantar livre.
Bruno Mairos Ferreira trabalha actualmente como Data Research and Machine Learning na DevScope. No dia a dia o seu foco assenta nas áreas de Machine Learning, Azure ML Studio, R e Power BI.
A linguagem R é uma das mais utilizadas pelos Analistas\Cientistas de dados e pelos profissionais da área da estatística. SQL Server 2016 permite-nos actualmente efectuar scripts utilizando a linguagem R . Nesta sessão vou demonstrar como efectuar query’s analíticas ao SQL Server 2016, como construir modelos preditivos e como embeber syntax de R no T-SQL.
Ivan Campos é actualmente SQL Server DBA numa empresa líder do ramo automóvel em Portugal, conta actualmente com 40 unidades industriais espalhadas por todo o mundo. É Microsoft Certified Professional e um orador activo junto das diferentes comunidades em Portugal, é fundador e organizador dos eventos desta comunidade, e pelo SQLSaturday no Porto.
Quando temos necessidade de efectuar transacções à velocidade da luz, esta vai ser sem dúvida a tecnologia que vai pensar usar. Tecnologia nascida na versão anterior (SQL Server 2014) e melhorada na versão 2016, In -Memory OLTP é sem dúvida uma grande aposta por parte da Microsoft para solucionar este tipo de exigências do atual mercado das TI. Nesta sessão vou explicar de uma forma clara o que consiste este novo componente do SGBD da Microsoft como começar a utilizar, limitações e alguns truques para resolver algumas das suas limitações.