XX Evento Porto.Data – 28 Junho 2016 | UPTEC

Realiza-se no dia 28 de Junho de 2016, o XX Encontro da comunidade Porto.Data, que tem como objetivo a partilha de experiências e conhecimento entre os profissionais e entusiastas da plataforma de dados da Microsoft no Porto. O evento vai ser realizado no auditório da UPTEC, pelas 19:00, sendo a entrada livre para todos os inscritos. Não perca esta sessão em que se vai trazer dois temas novos e excecionais. Registo gratuito

Agenda
18:45 – Abertura e recepção.
18:50 – Community News.
19:00 – "Programar em T-SQL - Erros e suposições que comprometem os nossos 
                    servidores produtivos"
        Cláudio Silva ( DBA - iCreateConsulting )
20:10 – Coffee break.
20:30 – "Temporal Data e Query Store no SQL Server 2016"
        André Batista ( DBA - Crossjoin )
21:15 – Fim do evento.
21:20 – Sorteio de prémios.
21:30 – Jantar livre.

claudioCláudio Silva – Trabalha como DBA SQL Server para a iCreateConsulting (http://www.icreateconsulting.com/) desempenhando atualmente funções na MEO/PT.
Começou a trabalhar com SQL 2000 e antes de se tornar DBA a tempo inteiro trabalhou 8 anos como programador de T-SQL. É membro da comunidade SQLPort (www.sqlport.com). Está constantemente a tentar melhorar o seu conhecimento e gosta de partilhá-lo. É também um entusiasta do PowerShell.

Esta sessão é para todos os que precisam ou querem escrever e/ou analisar código T-SQL!
Queries lentas? Vamos ver como podemos avaliar e melhorar.
Partition elimination não está a ocorrer? Provavelmente estás a fazer algo errado! 🙂
Usar os tipos de dados corretos não é para ti? Talvez mudes de opinião.
Abordagens menos comuns? E se disser que vais ter ganhos superiores a 1000%? Eu quero! Vamos escrever, testar e usar.
Vamos falar de user-defined functions, common table expression, table-valued parameters, table variables e muito mais!

Vamos ver, para estes e outro problemas com que um DBA pode ter de lidar no seu dia a dia, os benefícios de escrever T-SQL de forma correta e que, por vezes, usando técnicas alternativas podemos superar as abordagens mais comuns.


AndréBatistaAndré Batista – contem um percurso académico em Eletrónica, Telecomunicações e Informática através do (ISEL – Lisboa) está atualmente na CrossJoin Solutions trabalhando como DBA SQL Server, desempenhando funções num grande cliente a PT(Portugal Telecom).
Interessado em todas as áreas relacionadas com o SQL Server, particularmente na arquitetura, implementação, manutenção e desempenho.
Ele é membro e orador ativo da comunidade SQLPort.

Temporal Data é uma das novas funcionalidades no SQL Server 2016 que permitirão que o utilizador possa auditar alterações de dados ao longo do tempo. Com esta funcionalidade, será possível, ver os nossos dados numa perspetiva “point-in-time” ou até incorporar num processo de ETL. Esta nova funcionalidade vai mudar a maneira de persistência ou de auditar dados, ou até mesmo recuperar alguns dados que possam ter sido alterados por engano.

O Query Store é uma nova funcionalidade que foi lançada com o SQL Server 2016 que permite armazenar o histórico de planos de execução de cada consulta juntamente com os contadores de desempenho. Será possível de uma maneira mais fácil corrigir alguns problemas de desempenho sobre as alterações que ocorrem nos planos de execução. O Query Store vai mudar a maneira de podermos corrigir e solucionar problemas de desempenho de uma maneira rápida e assertiva ao nível dos planos de execução das nossas querys.

Junta-te a mim nesta sessão para dar a conhecer-te ou aprofundar estas novas funcionalidades que foram lançadas no SQL Server 2016 e que te poderão ser bastante úteis no teu trabalho do dia-a-dia.