XXI Evento Porto.Data – 28 Julho 2016 | UPTEC

Realiza-se no dia 28 de Julho de 2016, o XXI Encontro da comunidade Porto.Data, que tem como objetivo a partilha de experiências e conhecimento entre os profissionais e entusiastas da plataforma de dados da Microsoft no Porto. O evento vai ser realizado no auditório da UPTEC, pelas 19:00, sendo a entrada livre para todos os inscritos. Não perca esta sessão em que se vai trazer dois temas novos e excecionais. Registo gratuito

Agenda
18:45 – Abertura e recepção.
18:50 – Community News.
19:00 – "Bye Bye Profiler, welcome Extended Events"
        Ivan Campos 
20:10 – Coffee break.
20:30 – "Delivering changes for applications and databases"
        Eduardo Piairo & Miguel Alho
21:15 – Fim do evento.
21:20 – Sorteio de prémios.
21:30 – Jantar livre.

IvanProfile_1Ivan Campos é atualmente DBA numa empresa líder do ramo automóvel em Portugal que conta atualmente com 40 unidades industriais espalhadas por todo o mundo. É Microsoft Data Platform MVP & Certified Professional é um orador ativo junto das diferentes comunidades em Portugal, é fundador e organizador dos eventos desta comunidade, e pelo SQLSaturday no Porto.

Profiler é uma ferramenta que muito em breve será removida do SQL Server,  entretanto outras alternativas surgiram. Extended events é um alternativa bastante viável ao profiler , nesta sessão venha ver como podemos substituir algumas das tarefas habituais que efetuávamos com o profiler e como as podemos substituir  utilizando Extended Events.


MiguelAlho_eduardoEduardo Piairo, licenciado em Eng. Electrónica e Computadores, em Informática e mestrado em Multimédia. Experiência na área do ensino regular e universitário. Atualmente desempenha o papel de DBA e DevOps. Divide o tempo entre a administração e otimização servidores SQL (e não só) e a implementação dos processos de CI (Continuous Integration) e CD (Continuous Delivery) ao nível da base de dados. Tem especial interesse em discutir conceitos como database version control, database refactoring, database testing, etc. Entusiasta DevOps, sempre pronto para aprender formas de automatizar processos.

Miguel Alho,  Engenheiro de Software com mais de 12 anos de experiência no desenvolvimento de software nos domínios da banca, recursos humanos e telecomunicações. A maior parte do seu trabalho foi desenvolvido enquanto freelancer (full stack). Atualmente trabalha na empresa Faro. Apresenta uma forte experiência no desenvolvimento utilizando metodologias ágeis  e automação, reconhecendo que estes dois aspetos trouxeram inúmeros benefícios nos projetos em que participou. Defensor das boas práticas no desenvolvimento de software, considera o TDD, DDD e CI/CD aspetos técnicos fundamentais no desenvolvimento de software nos dias de hoje. A arquitetura de microserviços é o seu interesse mais recente.

Esta sessão é dedicada à propagação e articulação das alterações ao nivel da aplicação e ao nível da base de dados desde o ambiente de desenvolvimento até ao ambiente de produção percorrendo as três etapas: source control, continuous integration, continuous delivery.

Serão exploradas as vantagens e os desafios da implementação de uma pipeline de desenvolvimento capaz de acomodar as necessidades das aplicações e bases de dados.